6 meses da 99Food em Castanhal: comida brasileira é top 1 em pedidos no delivery

Pedidos das famosas marmitas ultrapassaram até mesmo tradicionais campeões de vendas nos deliveries, como os hambúrgueres e as pizzas;

Sondagem realizada pela 99Food indicou ainda a adesão do público e dos restaurantes da capital ao serviço de delivery.

Pouco mais de seis meses depois de inaugurar sua operação em Castanhal, o aplicativo de delivery 99Food revelou a preferência dos castanhalenses na hora de escolher refeições: a culinária brasileira. As famosas marmitas superaram os pedidos de hambúrgueres, pizzas, outros tipos de lanches, o tradicional açaí e até mesmo os doces, chegando a representar cerca de 22% de todas as solicitações feitas na plataforma. De acordo com os dados, desde a chegada do app à cidade, no fim de junho, as demandas de pratos com sabores nacionais cresceram mais de 400%.

 

O levantamento realizado pelo aplicativo indicou ainda um outro movimento importante: a adesão do público e dos restaurantes da cidade ao serviço de delivery. Fechando o período com um crescimento de mais de três dígitos no número de pedidos realizados em relação ao primeiro mês de chegada da plataforma, os cadastros de consumidores e de novos restaurantes também saltaram exponencialmente até setembro deste ano.

 

O recorte ajuda não apenas a desvendar tendências de comportamento da população e do comércio, mas também a mensurar o incentivo da 99Food aos pequenos estabelecimentos ao longo do semestre. A plataforma chegou à cidade quando a pandemia de Covid-19 já era uma realidade e, desde então, tem sido uma importante parceira dos restaurantes locais, que viram o movimento diminuir devido à necessidade do distanciamento social e encontraram no delivery uma solução.

 

Pratos típicos e relação afetiva com a comida

As informações colhidas em Castanhal coincidem ainda com dados identificados na pesquisa encomendada pela 99Food ao Datafolha. O estudo,  realizado este ano, revelou, por exemplo, que 78% dos entrevistados da região Norte têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre todos eles, destacam-se aqueles que têm peixe (13%).

 

Analisando o significado das refeições para o público da região, o levantamento também indicou que para 40% do público, consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região. Para 25% dos entrevistados, a comida local também os conecta com seus familiares e que para 24%, isso ajuda a manter as tradições. 

 

A pesquisa mostrou ainda que o ato de se alimentar vai além de saciar a fome ou de repor as energias. Na região Norte, 36% dos entrevistados relacionam a alimentação a momentos felizes, enquanto 25% a relacionam ao prazer. O brasileiro valoriza muito ter a família ao redor da mesa. Esse sentimento pode ter aumentado por conta do distanciamento provocado pela pandemia da Covid-19, instaurada desde o início de 2020. No Norte, por exemplo, 68% disseram que comer é um momento para compartilhar a presença de familiares e amigos.

 

Desde o início da pandemia, 68% dos entrevistados da região passaram a pedir mais comida via delivery, principalmente durante o jantar (55%) e almoço (22%). Ao todo, 54% disseram que ficam felizes ao pedir delivery porque têm a oportunidade de sair da rotina, enquanto 33% se sentem satisfeitos por terem mais tempo para ficar com a família.

 

Para Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food, a pesquisa mostra o potencial de expansão do delivery no país. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos em Castanhal até o momento e convictos de que o serviço de delivery se consolidou entre os brasileiros. Os dados nos fazem entender que estamos no caminho certo ao apostarmos na ‘democratização’ do paladar das famílias.

Publicar comentário

em Destaque