I Mostra de Robótica e Objetos Digitais de Aprendizagem
O Núcleo de Tecnologia Educ
acional de Castanhal promoveu ontem, 13/11, a I Mostra de Robótica e Objetos Digitais de Aprendizagem, durante o dia, na Escola Estadual Padre Salvador Traccaiolli, na cidade de Castanhal. O objetivo da mostra é divulgar e difundir o uso da robótica e de objetos digitais, também conhecidos pela sigla ODAS, como ferramenta de ensino e aprendizagem e de inclusão digital. Em Castanhal, o Núcleo de Tecnologia Educacional vem desenvolvendo projetos na área de educação e tecnologia que estimulam a inclusão digital, o desenvolvimento da competência digital de alunos e professores da rede estadual de educação.
Desde o ano de 2017, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Castanhal, vem desenvolvendo a formação no campo da Robótica Educacional, bem como outras ferramentas tecnológicas com professores e alunos da rede estadual de educação. Atualmente o Núcleo de Tecnologia Educacional de Castanhal conta com 18 professores lotados nos laboratórios de informática nas escolas estaduais: Lameira Bittencourt, Cônego Leitão, Vinte e Oito de Janeiro, José Sales, Maria Pia do Amaral, Salvador Traccaiolli, Laureno Melo, Conceição Gomes, Maroja Neto, Frei Miguel de Bulhões e Agostinho Moraes.
O evento foi aberto às 9 horas, com uma mesa redonda formada pela coordenação do evento e professores especialistas que relataram suas experiências nas instituições de ensino envolvidas na I Mostra e debate sobre as perspectivas no campo educacional da robótica e dos objetos de aprendizagem.
A mesa foi composta por Regina Soares da Costa (Coordenadora do NTE Castanhal), Rafael da Luz Herdy (CTAE/ SEDUC), João Demison Rocha Ferreira (Professor da Escola Laureno Melo), Marcelo Pessoa (CPADC-representando Gestor URE) e Meridiane Damasceno (Diretora da Escola Salvador Traccaiolli).
Durante o dia foi apresentada uma exposição de trabalhos e oficinas de Miriti Board-Inteceleri e Google Drive/Classroom – IFPA.
E no final da I Mostra houve a premiação dos melhores trabalhos apresentados e segue a ordem da premiação:
1º Lugar: Escola Maria Pia (Projeto Carro Movido a sensor de Luz)
2º Lugar: Escola Laureno Melo (Projeto Chapéu Ultrassônico)
3º Lugar: Escola Lameira Bittencourt (Projeto Programação PYTHON)
Premiação Techcamp Pará
Dois Projetos foram selecionados para participar do evento na capital paraense.
1. Escola Maria Pia (Projeto Carro Movido a sensor de Luz) – Professor orientador José Carlos Amador.
2. Escola Salvador Traccaiolli (Uso de dispositivos móveis como instrumento para construção de banco de imagens de lâminas microscópicas – Professora Orientadora Elenice Costa
Fonte: Emanuel Mathias.



Publicar comentário