Defensoria Pública do Pará inaugura nova sede em Castanhal
Uma nova sede para melhor atender a população de Castanhal e região foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, pela Defensora Pública Geral do Estado do Pará, Jeniffer de Barros Rodrigues. A sede da Regional Guamá da Defensoria Pública conta, a partir de agora, com um espaço mais amplo, que possibilita mais qualidade nos atendimentos aos assistidos da instituição.
Na abertura do evento, Jeniffer de Barros Rodrigues destacou a importância da inauguração da sede da Regional Guamá da Defensoria Pública. “Esse momento aqui, para quem vive a Defensoria, é de vitória, de muita felicidade e é um momento que marca a nossa resistência como instituição”, disse.
Para a Defensora Pública Geral, a atuação dos defensores públicos é um ato de resistência. “Ser defensor público é, acima de tudo, resistir. Nós, por natureza, somos uma instituição contra corrente e, cientes disso, precisamos de muita persistência para resistir e estar cada vez mais e sempre junto dos nossos assistidos, porque, nos meus 10 anos de carreira, como defensora, quanto mais experiência acumulo, mais ciente estou de que os nossos assistidos têm poucos por eles, mas nós devemos permanecer sempre”, afirmou
O prefeito de Castanhal, Pedro Coelho da Mota Filho, prestigiou o evento. Em seu pronunciamento, o prefeito elogiou as novas instalações: “Este prédio novo, bem mais amplo, vai dar condições para que as pessoas possam ser mais bem atendidas”. Na oportunidade, Pedro da Mota Filho ressaltou a importância do papel da instituição na sociedade: “Sabemos da importância da Defensoria Pública para a população, principalmente para as pessoas mais carentes que precisam de atendimento jurídico e, muitas vezes, não têm condições de pagar um advogado”. O prefeito agradeceu à Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, pelo olhar sensível ao município: “Eu, como gestor dessa cidade, só tenho a agradecer por esse avanço que a Defensoria Pública está fazendo”, completou.
O coordenador da Regional Guamá, defensor público Thiago Vasconcelos, disse que o novo espaço é muito importante para a Defensoria Pública e que as melhorias serão tanto para os assistidos quanto para os defensores públicos. “A partir de agora, cada defensor terá seu gabinete próprio e o mais importante é que os assistidos terão mais conforto e melhor qualidade no atendimento”, garantiu.
A Diretora do Interior em exercício, Ana Laura Macedo Sá, destacou que a nova sede da Regional Guamá garante mais acessibilidade aos assistidos que são portadores de necessidades especiais. “A mudança de sede mostra a preocupação da gestão da Defensora Pública Geral com o conforto do assistido. O prédio tem locais especiais para deficientes, o que mostra uma grande preocupação com a população”, disse.
A defensora pública Adalgiza Rocha Campos comentou que a nova é sede é um ganho para a Regional do Guamá. “É uma regional muito importante porque atende a uma população relativamente grande e que há muito precisava de mais infraestrutura. Nossas antigas instalações estavam defasadas e não havia um conforto mínimo para o trabalho, nem para nós, defensores público, nem para os nossos assistidos. Essa inauguração vem trazer certa comodidade para o nosso trabalho e para os nossos assistidos. Realmente é um ganho para a cidade e para a Defensoria Pública”, alegou.
O prédio
O novo prédio da Defensoria Pública apresenta uma ampla sala de espera, mais de dez gabinetes, espaço para triagem, além de secretaria, sala de coordenação e banheiros com acessibilidade. Totalmente climatizada, a Defensoria Pública em Castanhal está apta a atender com conforto e modernidade à população do município, que hoje está estimada em mais de 190 mil habitantes.
Texto: Bianca Leão e Gerlando Klinger.
Foto: Wanderley Souza.



Publicar comentário