Justiça Eleitoral determina recontagem de votos que pode levar Delegado Paulo Henrique à Câmara de Castanhal
A Juíza da 50ª Zona Eleitoral assinou, no último dia 4 de julho, despacho que determina a expedição de edital para realização de recontagem dos votos proporcionais da eleição municipal de Castanhal, ocorrida em 2024. O edital deve ser publicado nesta segunda-feira (7), convocando partidos políticos para participarem do processo que ocorrerá na próxima quinta-feira, 10 de julho.
A nova apuração decorre de decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário após a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido NOVO, por fraude na cota de gênero. Embora o NOVO não tenha eleito nenhum vereador, o efeito cascata atinge diretamente a composição da Câmara Municipal.
Com a nova configuração de quocientes, o suplente Delegado Paulo Henrique, do Partido Liberal (PL), deve assumir uma das 21 cadeiras da Casa de Leis. A mudança deve resultar na saída do vereador Isaque Paiva (PRD), que havia sido eleito de forma legítima, mas será impactado pela reordenação provocada pela cassação de outro partido.
A diplomação de Paulo Henrique está prevista para ocorrer logo após a recontagem oficial, marcada para esta semana.




Publicar comentário