UFPA divulga novidades para o processo seletivo 2018

As inscrições para o processo seletivo 2018 (PS-2018) da Universidade Federal do Pará já começam na segunda-feira (3), e seguem até 30 de outubro pelo site do Centro de Processos Seletivos (Ceps). Entre as novidades ligadas ao PS, está a criação do Sistema de Oferta de Vagas (SOV), que estabelece o controle interno de vagas ofertadas no vestibular. Assim, as vagas ofertadas nos processos seletivos levam em consideração as vagas autorizadas pelo sistema do Ministério da Educação (MEC) para cada curso de graduação da Instituição.

A Universidade Federal do Pará divulgou nesta sexta-feira (29) os editais do processo seletivo 2018 (PS-2018) e do Processo Seletivo Especial (PSE) destinado a candidatos indígenas e quilombolas, aprovados pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Além desses processos seletivos, as novidades deste ano são a criação da Mobilidade Acadêmica Afirmativa (MOBAF) e do Sistema de Oferta de Vagas (SOV). Outra alteração será no sistema de cotas, com a inclusão das vagas para pessoas com deficiências (PcD) no sistema geral de reserva de vagas, além do aumento da taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 50.

 

As vagas serão preenchidas com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (Enem). O Consepe também manteve a concessão de bônus de 10% aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também será mantido o percentual de 20% das vagas dos cursos ofertadas a candidatos que optarem pelo Sistema Único do Ministério da Educação (SiSU/MEC).

Novidades

As novidades esse ano são a criação da Mobilidade Acadêmica Afirmativa (MOBAF) e do Sistema de Oferta de Vagas (SOV). Outra alteração serão no sistema de cotas, com a inclusão das vagas para pessoas com deficiências (PcD) no sistema geral de reserva de vagas.

 

Publicar comentário

em Destaque