Programa Pará Produtivo distribui mudas e adubo para seis municípios

Os pequenos produtores selecionados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) dentro do programa Pará Produtivo, que desenvolve atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), receberam cerca de 40 mil mudas de banana e 10 mil quilos de adubo, para cada um dos municípios de Vigia, Colares, Castanhal, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá.

As mudas foram distribuídas do seguinte modo: 7.400 em Vigia, 6.000 em Colares, 5.000 em Castanhal, 10.300 em Santa Izabel do Pará, 4.500 em São Caetano de Odivelas e 4.500 em Santo Antônio do Tauá. Elas passaram por um trabalho de repicagem (transplante), feito por produtores e técnicos, e ficarão no viveiro por um período de dois meses.

Os adubos orgânicos foram divididos em 32 sacos para cada um dos seis municípios e serão utilizados nos projetos de hortaliças e banana. O tipo de banana (pacoua) agrega características de produtividade e resistência às principais incidências de doenças.

A meta do Pará Produtivo é estimular a formação de polos de fruticultura e produção de hortaliças nos municípios das regiões metropolitana e nordeste paraense, para criar um “cinturão verde”, a fim de abastecer a demanda da capital, o principal mercado consumidor do estado, e aumentar a renda dos produtores.

O programa tem a parceria da Emater, com acompanhamento técnico dos extensionistas rurais. Para o próximo ano estão previstos cursos de capacitação. Além disso, estão sendo implantadas duas unidades demonstrativas, uma em Santa Izabel e outra em Castanhal.

Por Edna Moura

 

Publicar comentário

em Destaque