últimas

Equatorial Pará finaliza obra na Subestação Castanhal e dobra a capacidade de energia do município

A Equatorial Pará concluiu, neste mês, uma importante obra de ampliação e modernização na Subestação Castanhal. Investimento estratégico da distribuidora que representa um salto de qualidade no serviço oferecido aos clientes, pois dobra a capacidade de fornecimento de energia para o município. Isso significa que a cidade agora conta com um sistema elétrico muito mais robusto, preparado não apenas para atender a demanda atual com folga, mas também para suportar o crescimento econômico da região pelos próximos anos.

A obra finaliza um ciclo de investimentos da distribuidora em Castanhal, que começou em 2022, com a construção das linhas de transmissão dentro da cidade, a partir da subestação modelo, localizada no bairro do Ianetama. Aproximadamente R$ 40 milhões em obras para levar melhoria para a população paraense.

Para que essa melhoria fosse possível, a empresa realizou uma mudança na “força” da energia que chega até a Subestação. Anteriormente, a unidade operava com uma tensão de 69 mil Volts (69kV). Com a conclusão das obras, a subestação passa a receber energia em 138 mil Volts (138kV). Para o consumidor, essa mudança técnica se traduz em uma energia “mais forte” e confiável. Além disso, a fonte de alimentação foi alterada: agora, a energia vem da Subestação Modelo, que é mais próxima, o que reduz as chances de oscilações e perdas técnicas durante o trajeto.

A operação de modernização foi realizada em etapas para garantir a segurança do sistema. Os transformadores — equipamentos gigantes responsáveis por adequar a voltagem da energia para que ela possa ser usada nas ruas e casas — foram conectados ao novo sistema um de cada vez. Com a finalização da conexão do segundo transformador, a obra foi concluída, entregando à população um fornecimento contínuo e com menor risco de interrupções.

O Superintendente Regional da Equatorial Pará, José Carlos Porpino, destaca que essa entrega vai muito além de uma melhoria técnica, impactando diretamente o dia a dia das famílias e o desenvolvimento da cidade.

“Essa é uma mudança muito importante para a qualidade de vida em Castanhal. Com essa ampliação, nós aumentamos significativamente a confiabilidade do sistema. Ao trazermos a energia de uma fonte mais próxima e com o dobro da capacidade, conseguimos evitar oscilações e garantir que a energia chegue com qualidade na ponta. Mais do que isso, essa obra permite que Castanhal continue crescendo: estamos prontos para conectar novas casas, comércios e até grandes indústrias que queiram se instalar aqui, sem sobrecarregar a rede”, afirma Porpino.

Com a nova configuração em 138kV, a Equatorial Pará reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do estado. A nova estrutura permite, inclusive, que futuramente sejam instalados ainda mais equipamentos ou construídas novas subestações com maior facilidade, assegurando que a infraestrutura elétrica acompanhe o ritmo de expansão da Cidade Modelo.

Publicar comentário

em Destaque